Experimenta

Abrindo diálogo com a programação local e com experiências de Música Eletroacústica, Eletrônica e experimentos diversos nos quais a tecnologia aparece como ferramenta sonora, a programação visa intercambiar e refletir sobre o uso de equipamentos e formas de uso de instrumentais de diversos e comuns.


10/10 - 21h30 | Experimenta - Sofia Freire (Recife)

Local: Casa da Gente – Alto do Moura

Sofia Freire

Sofia FreireDona de uma performance musical que transita pelo o que se compreende por erudito e eletrônico, com incursões experimentais e texturas psicodélicas, a cantora pernambucana Sofia Freire, 20, é definitivamente um dos grandes nomes geracionais da nova cena musical recifense. Em seu trabalho, a também pianista conjuga os heterogêneos ritmos modernos e clássicos, tendo como inspiração nomes como Bjork e Debussy. Esse complexo de referências e práticas levou a artista a ser selecionada pelo voto popular do Edital Natura Musical 2016, categoria que oferece patrocínio para a gravação de um disco. Batizado de “Romã” (Joinha Records/Natura Musical), inspirado nas possibilidades de geração do fruto, o novo álbum está sendo produzido por Homero Basílio e será lançado pela Joinha Records, em uma apresentação no Teatro Santa Isabel. Antes do show de lançamento, porém, serão divulgados dois singles e uma série de vídeos contando um pouco da produção. O CD também será disponibilizado na internet, em plataformas de streaming.


11/10 - 21h30 | Experimenta - Nathália Fragoso (MG)

Local: Casa da Gente – Alto do Moura

Nathália Fragoso

Nathália FragosoBacharel e mestre em composição pela Universidade Federal de Minas Gerais. No mestrado Nathália pesquisou sobre as fases indeterminada e aleatória de compositor norte-americano John Cage.

Desde o começo de seus estudos com composição procura valorizar a relação com o intérprete, a possibilidade de trabalhos em parceria e sobretudo, compor peças que serão tocadas.

Busca explorar em suas obras formas de trabalhar o silêncio na música, a aleatoriedade e a indeterminação e a interação entre música e outras artes.

Já teve seu trabalho apresentado em diversos concertos, residências e festivais pelo Brasil (Belo Horizonte – MG, Mariana – MG, Joao Pessoa – PA, Porto Alegre – RS, Salvador- BA) e também em Cuba e na Argentina. Desde 2010, faz parte do grupo de compositores Derivasons , com quem lançou um CD em 2014.


12/10 - 21h30 | Experimenta - Arribit (Caruaru)

Local: Casa da Gente – Alto do Moura


13/10 - 21h30 | Experimenta - DR, Surto e Improviso

Local: Casa da Gente – Alto do Moura