Mulheres de Fibra Encantam

Com a incumbência de apresentar a nova cena de grupos de Pernambuco aos públicos presentes na Mostra, as mulheres criadoras de Caruaru e do Recife foram convidadas para conduzir o intercâmbio e mostrar suas trajetórias em atuação.


10/10 - 20h30 | Mulheres de Fibra Encantam, com Riá Oliveira (Caruaru-PE)

Portfolios Grupos - Quarteto Encore (Recife) e Camila Yasmine (Petrolina)
Local: Casa da Gente – Alto do Moura

Riá Oliveira

Riá OliveiraNascida em Garanhuns-PE e abraçada musicalmente por Caruaru- PE, com 21 anos de carreira sua história vem referendada por sua interpretação, canções e seu sotaque. Riá empresta sua personalidade musical ímpar, pontuando um novo itinerário vocal no universo da música pernambucana, trazendo renovação e estilo a um mosaico interpretativo da canção brasileira nas vozes femininas no Estado. Quando esse artista dialoga com a cultura tradicional da sua terra, ele passa a ser uma figura relevante na promoção e preservação do status dessa cultura. É aí que Riá revela-se uma artista cuja trajetória trás consigo cumplicidade e diálogo sonoro com as suas raízes. A arte de Riá dialoga com a diversidade e nuances da música agreste, trafegando por toda rede e formas de comunicação, absorvendo ideias e informações relevantes para dar identidade a esta artista. Nos últimos anos Riá tem feito inúmeros shows, cantando nos melhores palcos dos principais municípios do Estado e acompanhando artistas de expressividade no cenário da música nacional. Também vem circulando em diversos veículos de comunicação de Pernambuco, procurando dá visibilidade ao seu trabalho, uma vez que não é tão fácil estabelecer um trabalho fora do circuito tradicional das capitais.

11/10 - 20h30 | Mulheres de Fibra Encantam, com Issar de França (PE)

Portfolios Grupos - Sam Silva e Valfrido Santiago (Goiana) e Patrícia Solis (Recife)
Local: Casa da Gente – Alto do Moura


Isaar de França

Issar de FrançaA música cosmopolita de Isaar consegue captar ecos de várias partes do mundo, tamanha é a miscelânea de vertentes e nuances que ela consegue transformar em som. Porém, os pés fincados na terra em que nasceu fazem dela uma artista que traduz tudo isso através de uma linguagem particular, com um sotaque inconfundível. A capela, junto a um violão ou com banda completa, sua voz chega aos ouvidos com alma e personalidade.

12/10 - 20h30 | Mulheres de Fibra Encantam, com Gabi da Pele Preta (Caruaru-PE)

Portfolios Grupos - Lucas Oliveira (Recife) e Ágda Moura (Santa Cruz do Capibaribe)
Local: Casa da Gente – Alto do Moura


Gabi da Pele Preta

Gabi da Pele PretaCantora profissional desde 2005-2006, nasci no teatro, me criei no samba, passeei pelo jazz, samba e soul com a assinatura da década de 70 e hoje, me conforta reconhecer no meu processo de trabalho, a força da música negra no auge de suas possibilidades, com a função política tão necessária e alcançada através da parceria generosa com compositores que, em suas poesias reivindicam e inspiram um mundo muito melhor do que este que se apresenta na nossa atual conjuntura. É um momento de transição, de rever sonoridades e parcerias, mas é também um momento em que o mundo está aberto para ouvir o que tenho a dizer. E como mulher negra, nordestina, "artivista" e professora, eu tenho tanto para falar que canto. Publicitária desde 2005 e cantora de áudios publicitários desde 2009, também tenho a honra de acompanhar a enciclopédia do forró, Azulão, desde 2014 como backing vocal.Meu trabalho já passou pelo Festival de Inverno de Garanhuns em 2014 e 2017, Polo Azulão do São João de Caruaru em 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016, Festival Macuca Jazz e Improviso em 2014, Garanhuns Jazz Festival em 2014, Quartas Acústicas do Teatro Severino Cabral em Campina Grande-PB em 2015, Festival Viva Dominguinhos em 2014, IV Congresso Internacional Sesc PE e UFPE de Arte-Educação e diversos eventos de menor relevância artística. Dos muitos espetáculos de teatro nos quais atuei, o mais importante deles é Amor em Tempo de Servidão, da produtora pernambucana Parangolé Produções Culturais. Os registros mais importantes de trabalho são o Crivo e Um Samba Para Você, ambos audiovisuais e disponíveis no You Tube.

13/10 - 20h30 | Mulheres de Fibra Encantam, com Flaira Ferro (PE)

Portfolios Grupos - Thayse Luck (Caruaru) e Arcanflô (Recife)
Local: Casa da Gente – Alto do Moura


Flaira Ferro

Flaira FerroNascida em Recife-PE, Flaira iniciou sua carreira artística como dançarina aos 06 (seis) anos de idade e foi através o frevo que entrou em contato com o universo da cultura popular. Apesar da dança ser o carro-chefe de sua trajetória artística, Flaira sempre exercitou o ofício de compositora, interessada em criar e se expressar através da música e da poesia. Sua vivência musical é profundamente ligada à cultura popular de Pernambuco, e é daí que ela extrai material lúdico e simbólico para sua experimentação e (des)construção artística. O interesse da artista pela mistura de linguagens artísticas materializa no palco um show de música que engloba dança, teatro e performance. Fortemente influenciado pelos ritmos brasileiros, o trabalho tem arranjos musicais e coreografias inspiradas em matrizes como o frevo, batuque paulista, caboclinho perré, samba, cavalo-marinho e maracatu rural.

O Canto da Graça - Momento Poético, com Graça Nascimento (Canhotinho)

O Canto da Graça é um momento dedicado à poesia feminina e faz alusão à Graça da graça feminina, à Graça do Poema, e marca a presença da poetisa Graça Nascimento.